Rede: Espaço para construção e interação de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5575Resumo
Recebido: 25/03/2016
Aprovado: 05/04/2016
Publicado: 10/04/2016
Este artigo reflete sobre as redes como espaços para construção e interação de conhecimento entre os sujeitos e o meio. Na proposição da metáfora das redes, a presença dos sujeitos é fator determinante para a construção do conhecimento, visto que as conexões são realizadas pelo encontro destes sujeitos e suas especificidades, não só pelos contextos socioculturais dos quais fazem parte, mas também, pela permanência e percepção desses contextos, assim, sua ação e reflexão implicam nas habilidades e competências empreendidas no fazer das redes. O artigo fundamenta-se em autores como Freire (1997, 2003), para discutir a relação dialógica como princípio de formação; Castells (2000) e Moraes (2004, 2006) como metáfora de conhecimento e como fluxo de comunicação e interação. A partir das reflexões apresentadas conclui-se que a rede como espaço de construção e interação interconectada pelos nós que a compõe: conceitos, teorias, linguagens, instrumentos e ambientes midiáticos e hipertextuais, dentre outros, potencializam múltiplas e variadas teias para a construção do conhecimento.
Palavras-chave: Rede. Interação. Construção. Conhecimento.