Rede: Espaço para construção e interação de conhecimento

Autores

  • Maria Conceição da Silva Linhares

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5575

Resumo

Recebido: 25/03/2016 

Aprovado: 05/04/2016

Publicado: 10/04/2016

Este artigo reflete sobre as redes como espaços para construção e interação de conhecimento entre os sujeitos e o meio. Na proposição da metáfora das redes, a presença dos sujeitos é fator determinante para a construção do conhecimento, visto que as conexões são realizadas pelo encontro destes sujeitos e suas especificidades, não só pelos contextos socioculturais dos quais fazem parte, mas também, pela permanência e percepção desses contextos, assim, sua ação e reflexão implicam nas habilidades e competências empreendidas no fazer das redes. O artigo fundamenta-se em autores como Freire (1997, 2003), para discutir a relação dialógica como princípio de formação; Castells (2000) e Moraes (2004, 2006) como metáfora de conhecimento e como fluxo de comunicação e interação. A partir das reflexões apresentadas conclui-se que a rede como espaço de construção e interação interconectada pelos nós que a compõe: conceitos, teorias, linguagens, instrumentos e ambientes midiáticos e hipertextuais, dentre outros, potencializam múltiplas e variadas teias para a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Rede. Interação. Construção. Conhecimento. 


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Publicado

2016-09-03

Como Citar

da Silva Linhares, M. C. (2016). Rede: Espaço para construção e interação de conhecimento. Cadernos Do Tempo Presente, (23). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5575

Edição

Seção

Dossiê História, Educação & Sociedade