Educação e Cultura popular: um caminho para a emancipação?
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5577Resumo
Recebido: 25/03/2016
Aprovado: 05/04/2016
Publicado: 10/04/2016
O objetivo deste trabalho foi o de discutir a possibilidade de relacionar educação e cultura popular através do olhar de Paulo Freire e outros autores que pensem a educação em seu caráter emancipador. Para isso, foi realizada uma discussão a respeito do papel fundante de Paulo Freire nos movimentos sociais de educação, em especial o Movimento de Educação de Base. A partir daí, entendemos que o homem, para se enxergar como sujeito histórico, precisa reconhecer o mundo em que vive e, por isso, é indispensável ao educador ouvir as vozes do educando, o que colocaria a cultura, em especial a cultura popular, em evidência. Assim, é preciso pensar em locais diferentes da escola para trabalhar essa conscientização do oprimido acerca do seu papel no mundo. E, como já discutido nesse artigo, o campo da cultura parece ser fecundo para esse intento.
Palavras chave: Cultura. Cultura Popular. Educação Popular.