Educação e Cultura popular: um caminho para a emancipação?

Autores

  • Flávia Lopes Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5577

Resumo

Recebido: 25/03/2016 

Aprovado: 05/04/2016

Publicado: 10/04/2016

O objetivo deste trabalho foi o de discutir a possibilidade de relacionar educação e cultura popular através do olhar de Paulo Freire e outros autores que pensem a educação em seu caráter emancipador. Para isso, foi realizada uma discussão a respeito do papel fundante de Paulo Freire nos movimentos sociais de educação, em especial o Movimento de Educação de Base. A partir daí, entendemos que o homem, para se enxergar como sujeito histórico, precisa reconhecer o mundo em que vive e, por isso, é indispensável ao educador ouvir as vozes do educando, o que colocaria a cultura, em especial a cultura popular, em evidência. Assim, é preciso pensar em locais diferentes da escola para trabalhar essa conscientização do oprimido acerca do seu papel no mundo. E, como já discutido nesse artigo, o campo da cultura parece ser fecundo para esse intento.

Palavras chave: Cultura. Cultura Popular. Educação Popular.


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Publicado

2016-09-03

Como Citar

Pacheco, F. L. (2016). Educação e Cultura popular: um caminho para a emancipação?. Cadernos Do Tempo Presente, (23). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5577

Edição

Seção

Dossiê História, Educação & Sociedade