O método direto para o ensino de inglês no Brasil: instituição e recepção
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5579Resumo
Recebido: 25/03/2016
Aprovado: 05/04/2016
Publicado: 10/04/2016
O método direto para o ensino de inglês foi criado no final do século XIX, com base nos estudos da nova ciência, a fonética. Com foco no desenvolvimento das habilidades orais, audição e fala, o método era completamente antagônico ao anterior e proibia o ensino dedutivo da gramática, tradução e uso da língua materna. Instituído no Brasil no ano de 1931, pela Reforma Francisco Campos, foi o primeiro método a ser definido através da legislação no país. Revolucionário para a época, o método direto ganhou grandes defensores no Brasil. Assim, é objetivo desse artigo, analisar a lei que definiu o método direto como o de eleição para o ensino das línguas vivas no Brasil, além de perceber como se deu a sua recepção por educadores, que escreveram livros sobre esse tipo de ensino no país.
Palavras-chave: Método direto, ensino de inglês, Reforma Francisco Campos, recepção