O método direto para o ensino de inglês no Brasil: instituição e recepção

Autores

  • Rodrigo Belfort Gomes

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5579

Resumo

Recebido: 25/03/2016 

Aprovado: 05/04/2016

Publicado: 10/04/2016

O método direto para o ensino de inglês foi criado no final do século XIX, com base nos estudos da nova ciência, a fonética. Com foco no desenvolvimento das habilidades orais, audição e fala, o método era completamente antagônico ao anterior e proibia o ensino dedutivo da gramática, tradução e uso da língua materna. Instituído no Brasil no ano de 1931, pela Reforma Francisco Campos, foi o primeiro método a ser definido através da legislação no país. Revolucionário para a época, o método direto ganhou grandes defensores no Brasil. Assim, é objetivo desse artigo, analisar a lei que definiu o método direto como o de eleição para o ensino das línguas vivas no Brasil, além de perceber como se deu a sua recepção por educadores, que escreveram livros sobre esse tipo de ensino no país.

Palavras-chave: Método direto, ensino de inglês, Reforma Francisco Campos, recepção


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Publicado

2016-09-03

Como Citar

Gomes, R. B. (2016). O método direto para o ensino de inglês no Brasil: instituição e recepção. Cadernos Do Tempo Presente, (23). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5579

Edição

Seção

Dossiê História, Educação & Sociedade