Internet e mídias sociais na educação em saúde: o cenário oncológico

Autores

  • Myllena Cândida de Melo
  • Camila Mose Ferreira da Fonseca
  • Paulo Roberto de Vasconcellos-Silva

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7486

Resumo

Recebido: 08/01/2017

Aprovado: 28/03/2017

Publicado: 10/04/2017

Resumo: Busca-se aqui, com base em pesquisa bibliográfica, identificar, descrever e analisar a produção de conhecimento concernente ao uso da internet e mídias sociais na educação em saúde em oncologia. Usamos a base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde com os descritores: “câncer”, “educação em saúde”, “internet” e “mídias sociais”. Como objeto de estudo 13 (treze) artigos foram selecionados e, após análise, distribuídos em cinco categorias: A) Características de usuários; B) Motivações e atividades de busca; C) Qualidade e acessibilidade da informação; D) Experiência na busca e mudança de comportamento; e, E) Internet como ferramenta educativa. Resultados: percebe-se que a busca por pacientes com câncer foi feita buscando maior compreensão da informação recebida por outros meios, como profissionais da saúde e outros, e, para que este pudesse ficar informado para argumentar com seu médico, alterando de certo modo e em algum grau a relação médico-paciente.

Palavras-chave: Câncer, educação em saúde, internet, mídias sociais.

 

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Publicado

2017-04-10

Como Citar

Cândida de Melo, M., Mose Ferreira da Fonseca, C., & Roberto de Vasconcellos-Silva, P. (2017). Internet e mídias sociais na educação em saúde: o cenário oncológico. Cadernos Do Tempo Presente, (27). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7486