Políticas de formação de professores no Brasil de 1964 a 1972: aspectos históricos e teóricos

Autores

  • Lucas Gabriel Franco Gomez
  • Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i28.9445

Resumo

Recebido:  07/05/2017

Aprovado:  27/05/2017

Publicado: 10/06/2017


Resumo: O tempo presente resulta das elaborações e construções do passado, que vai desenhando os limites e possibilidades para o surgimento de novas circunstâncias. No campo das políticas educacionais de formação docente esta ideia se aplica no sentido de que, os pequenos avanços e os numerosos dilemas atuais tiveram origem nas discussões e iniciativas de períodos anteriores. Nesta perspectiva, este artigo apresenta parte do resultado final da dissertação de mestrado defendida em maio de 2017 no PPGEduc/UFRRJ. Consiste em uma retomada histórica das políticas de formação docente no período de 1964 a 1972, através de revisão bibliográfica e análise documental. O golpe militar de 1964 impactou diretamente o cenário educacional do país, de modo que a formação dos professores foi direcionada para atender as demandas da política econômica desenvolvimentista dependente e a educação passou a ser subordinada cada vez mais à perspectiva tecnicista.

 

Palavras-chave: Formação Docente, Políticas, Qualificação, Valorização.


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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Franco Gomez, L. G., & Paes de Carvalho Ramos, L. M. (2018). Políticas de formação de professores no Brasil de 1964 a 1972: aspectos históricos e teóricos. Cadernos Do Tempo Presente, (28). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i28.9445

Edição

Seção

Artigos