n. 27 (2017): 27ª edição e sua pluralidade de discussões - ISSN: 2179-2143

					Visualizar n. 27 (2017): 27ª edição e sua pluralidade de discussões  - ISSN: 2179-2143

Cadernos do Tempo Presente

Revista Interdisciplinar de História

Grupo de Estudos do Tempo Presente - UFS

Edição n.º 27, abril de 2017

Mantendo a pluralidade de discussões como referência, a presente edição dos Cadernos do Tempo Presente apresenta trabalhados que focam temas relacionados à Educação, Biografia, Movimentos Sociais, Saúde e Internet.

O artigo Aparecimento da infância negra: trilhando entre séculos de inacabável reconstrução social, de autoria das pesquisadoras Jenny Lorena B. Moreno e Maria Renata Alonso Mota aborda uma importante discussão relacionado à educação de crianças negras na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX, destacando as mudanças marcantes na Educação brasileira a partir da ressignificação de conceitos de raça e etnia.

Partindo de uma revisão de literatura detalhada, os pesquisadores Nestor Alexandre Perehouskei e Tatiane Duarte Silva Oliveira discorrem no artigo A ciência, a técnica, a tecnologia, a cultura e a Educação de Jovens e Adultos o desenvolvimento institucional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua estruturação a partir da análise de categorias como classe social e contradições em sua efetivação como modalidade de ensino.

Cristiane Tavares apresenta um estudo sobre o Comitê para Democratização da Informática (CDI) em Sergipe, organização não governamental (ONG) que visava promover a educação informal através das chamadas Escolas de Informática e Cidadania (EICs), em seu artigo Uma História da Educação Digital em Sergipe (1998-2011).

Trajetórias Individuais em Pauta: um Olhar Teórico sobre a Biografia e suas Transformações, da Historiadora Karla Karine de Jesus Silva, debruça-se sobre o gênero biográfico e suas relações como a História. De que forma as histórias individuais subsidiam o conhecimento histórico.

O texto O “grande mural” dos anos 1970: rememorações e construção de sentidos nas retrospectivas de Veja e Isto É, de Juliana Miranda da Silva, realiza um painel a partir da análise das capas destes dois veículos durante o ditatura militar e como as questões relacionadas à luta democrática são retratadas em suas manchetes.

Paulo Roberto Alves Teles apresenta no trabalho Occupy Wall Street e Los Indignados: uma névoa de insatisfação no século XXI uma análise acerca de um dos destacados movimentos ocorridos nos últimos anos e a postura de crítica ao sistema econômico e à estrutura financeira mundial, com precarização de direitos e garantias sociais.

Já no artigo Internet e mídias sociais na educação em saúde: o cenário oncológico os autores Myllena Cândida de Melo, Camila Mose Ferreira da Fonseca e Paulo Roberto de Vasconcellos-Silva apontam questões sobre a produção de conhecimento concernente ao uso da internet e mídias sociais na educação em saúde em oncologia e como estas afetam o entendimento e a relação dos pacientes em processo clínico.

Por fim, na dimensão do campo da saúde, o trabalho Discursos alternativos sobre a vacinação contra o HPV: análise das mensagens em uma comunidade virtual no Facebook, do pesquisador Marcelo Garcia, aborda o tratamento de informações relativos ao HPV em redes sociais e a interferência deste quadro no planejamento e execução de ações de saúde.

Boa leitura!

Os Editores.

 

 

Publicado: 2017-09-15

Artigos

  • Aparecimento da infância negra: trilhando entre séculos de inacabável reconstrução social

    Jenny Lorena B. Moreno, Maria Renata Alonso Mota
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7275
  • A ciência, a técnica, a tecnologia, a cultura e a Educação de Jovens e Adultos

    Nestor Alexandre Perehouskei, Tatiana Duarte Silva Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7479
  • Uma história da educação digital em Sergipe (1998-2011)

    Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7493
  • Trajetórias Individuais em Pauta: um olhar teórico sobre a biografia e suas transformações

    Karla Karine de Jesus Silva
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7483
  • O “grande mural” dos anos 1970: rememorações e construção de sentidos nas retrospectivas de Veja e Isto É

    Juliana Miranda da Silva
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7485
  • Internet e mídias sociais na educação em saúde: o cenário oncológico

    Myllena Cândida de Melo, Camila Mose Ferreira da Fonseca, Paulo Roberto de Vasconcellos-Silva
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7486
  • Occupy Wall Street e Los Indignados: uma névoa de insatisfação no século XXI

    Paulo Roberto Alves Teles
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7487
  • Discursos alternativos sobre a vacinação contra o HPV: análise das mensagens em uma comunidade virtual no Facebook

    Marcelo Garcia
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7488