O Laboratório de Estudos do Tempo Presente responsável pela revista eletrônica trimestral Boletim do Tempo Presente, informa a todos os interessados em apresentar artigos e resenhas para publicação que continua recebendo artigos e resenhas em fluxo contínuo.

Serão bem-vindas produções de historiadores, geógrafos, cientistas sociais, filósofos, jornalistas, administradores, economistas, psicólogos, estudiosos das relações internacionais, dos meios de comunicação e demais áreas das ciências humanas.

Conselho Consultivo

Dilton Cândido Santos Maynard (Universidade Federal de Sergipe)

Sidnei J. Munhoz (Universidade Estadual de Maringá)

Stefan Rinke (Universidade Livre de Berlim)

Norberto Consani (Institutos de Relaciones Internacionales - La Plata - Argentina.)

Daniel Santiago Chaves (Universidade Federal do Estado do Amapá)

Itamar Freitas de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)

Maria Paula Nascimento Araújo (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Rafael Araujo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Apresentação

Nossas concepções a respeito da natureza da produção intelectual são derivações de diversos debates acerca da formulação do conhecimento, para além de questões temáticas e teóricas que são inerentes e fundamentais no hipercampo interdisciplinar da História e da racionalidade crítica do Tempo Presente. Nesse sentido, é preciso estabelecer com clareza que a nossa página online do Laboratório de Estudos do Tempo Presente na internet deveria traduzir ao público a síntese destas proposições. Outrossim, no momento em que a página já consolidou a sua participação na rede, percebemos que o projeto agregou conteúdo e organicidade ao seu funcionamento de modo progressivo e espontâneo, incorporando muitas atribuições que inicialmente não a caracterizavam como tal, mas que incontornavelmente agora o fazem. Em uma dessas iniciativas surgiu a idéia de que essa página poderia também articular uma forma de aproximação estreita entre o leitor e a produção gerada no seio deste núcleo de formação, que por vezes, em modus operandi anteriores e que sugeriam grande obsolência, não era escoada e divulgada para o público. Assim, a proposta coletivizada e o quão aberta o possível (seja em sua dinâmica intra-organizacional ou em suas características constitutivas na gama de assuntos possíveis) de um boletim-revista eletrônico demonstrou que nós já possuíamos os componentes necessários para inaugurar o que é hoje um dos carros-chefe do nosso site: a Revista Eletrônica Boletim do Tempo.

Sua rotatividade se propõe não só a ser um canal de comunicação entre essas pesquisas, mas também em acolher colaboradores externos e incorporar novos e antigos participantes. A opção pelo formato de divulgação científica, em artigos sucintos de fundo analítico sobe os temas reflete a nossa escolha por uma via ágil de comunicação, consciente da dinâmica do espaço e do tempo onde se insere, o presente, sem que isso acarrete em perda de qualidade editorial.

O Laboratório de Estudos do Tempo Presente / TEMPO PRESENTE / UFRJ, criado em 1994, com consolidada produção acadêmica, reunindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, o que, por sua vez, viabiliza o desenvolvimento de pesquisas de cunho multidisciplinar.

O objetivo deste sítio eletrônico é a divulgação do trabalho científico desenvolvido pelos professores, alunos e pesquisadores associados ao TEMPO, de forma a estreitar também os laços entre a comunidade e a Academia.Prezamos, também, de temas variados dentro dos diversos escopos aqui trabalhados: a questão da Integração sul-americana, política, cultural e energética; Os Fluxos Internacionais, migratórios e currenciais; o terrorismo internacional; as questões africanas; as relações internacionais e a filosofia política; entre outros temas de igual relevância. Convidamos todos os visitantes a conhecer o nosso trabalho, fruto do empenho diário no sentido de democratizar o conhecimento e expandir as fronteiras do diálogo entre as visões possíveis e alternativas da realidade onde nos encontramos e conhecemos.

Cordialmente,

Comitê Editorial da Revista Eletrônica do Tempo Presente.