O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Normas para Publicação

Artigos: São textos de fôlego, resultado de pesquisa bibliográfica ou arquivística. Necessariamente atenderão às normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, cuja argumentação e defesa de hipóteses, problemas ou objetos serão cuidadosamente realizados. O envio do abstract deve ser em inglês ou espanhol.

Resenhas: São trabalhos concisos, de recensão de textos, filmes, livros, sítios eletrônicos ou outras fontes/obras, com normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, com identificação objetiva dos objetos recenseados. Serão aceitas apenas as resenhas de obras dos últimos 3 (três) anos. Solicitam-se materiais com no máximo 9.000 (nove mil) toques/caracteres com espaço.

Notas de pesquisa: Textos que apresentam sumariamente uma proposta de investigação em andamento. Informa-se sobre as pretensões da pesquisa, as fontes selecionadas e bibliografia básica. São textos de estudos ainda em estágio inicial de realização.

Atenção: Além de obedecerem às normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os trabalhos devem estar adequados ao formato do Boeltim do Tempo Presente, satisfazendo os seguintes requisitos:

Artigos:

1- Os textos devem ter resumo (no máximo 550 toques/caracteres com espaço para ambos) e abstract em inglês/espanhol, bem como a indicação de 3 (três) palavras-chave em português e inglês ou espanhol.

2- Formatação:

Mínimo de 20.000 toques/caracteres (sem espaço) e máximo de 40.000 toques/caracteres (sem espaço).

* Letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

* Tamanho da letra para citações destacadas: 10.

* Título e subtítulo em negrito, letra minúscula.

* Abaixo do título deve vir apenas o nome do autor alinhado à direita.

* Referências: notas de fim. Referências completas devem constar ao final do texto.

* Não utilizar notas de rodapé. Informações devem ser colocadas em notas de fim (ao final do texto), antes apenas da bibliografia.

Resenha:

* Mínimo de 4.000 toques/caracteres (sem espaço) e máximo de 9.000 toques/caracteres (sem espaço), letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

* Referências: notas de fim. Referências completas devem constar ao final do texto.

* Livros e filmes lançados nos últimos três anos

Notas de pesquisa:

* Mínimo de 3.000 toques/caracteres (sem espaço) e máximo de 5.000 toques/caracteres (sem espaço), em Times New Roman, letra 12, espaço simples, citação e referência livre·

A(s) primeira(s) nota(s) obrigatoriamente deve(m) conter os dados do(s) autor(es), com até 360 caracteres com espaço. Se o texto for proveniente de financiamento de pesquisa, ou adaptado de uma palestra, o autor deve explicar isso na mesma nota que constará seus dados pessoais.

Ex: IMestranda em História pela UFRJ. Este texto foi produzido com financiamento da FAPITEC/SE.

Artigos: Até 2 (dois) autores por texto.

Resenhas: Apenas 1 (um) autor por texto.

Notas de Pesquisa: Até 2 (dois) autores por texto.

SERÃO RECUSADOS OS TEXTOS QUE DESCUMPRIREM ESTAS NORMAS. Os trabalhos devem ser enviados pelo endereço eletrônico: boletim@getempo.org e estarão sujeitos a parecer técnico-científico. Conforme a agenda do Boletim do Tempo Presente a resposta para a candidatura será enviada em até 180 (cento e oitenta) dias.

Atenciosamente,

Editor-chefe
Karl Schurster, Universidade de Pernambuco

Editores adjuntos