Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

 

Artigos: São textos de fôlego, resultado de pesquisa bibliográfica ou arquivística. Necessariamente atenderão às normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, cuja argumentação e defesa de hipóteses, problemas ou objetos serão cuidadosamente realizados. O envio do abstract deve ser em inglês ou espanhol.

Resenhas: São trabalhos concisos, de recensão de textos, filmes, livros, sítios eletrônicos ou outras fontes/obras, com normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, com identificação objetiva dos objetos recenseados. Serão aceitas apenas as resenhas de obras dos últimos 3 (três) anos. Solicitam-se materiais com no máximo 9.000 (nove mil) toques/caracteres com espaço.

Notas de pesquisa: Textos que apresentam sumariamente uma proposta de investigação em andamento. Informa-se sobre as pretensões da pesquisa, as fontes selecionadas e bibliografia básica. São textos de estudos ainda em estágio inicial de realização.

 

Atenção: Além de obedecerem às normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os trabalhos devem estar adequados ao formato do Boeltim do Tempo Presente, satisfazendo os seguintes requisitos:

 

Artigos:

1- Os textos devem ter resumo (no máximo 550 toques/caracteres com espaço para ambos) e abstract em inglês/espanhol, bem como a indicação de 3 (três) palavras-chave em português e inglês ou espanhol.

2- Formatação:

Mínimo de 20.000 toques/caracteres (sem espaço) e máximo de 40.000 toques/caracteres (sem espaço).

* Letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

* Tamanho da letra para citações destacadas: 10.

* Título e subtítulo em negrito, letra minúscula.

* Abaixo do título deve vir apenas o nome do autor alinhado à direita.

* Referências: notas de fim. Referências completas devem constar ao final do texto.

* Não utilizar notas de rodapé. Informações devem ser colocadas em notas de fim (ao final do texto), antes apenas da bibliografia.

 

Resenha:

* Mínimo de 4.000 toques/caracteres (sem espaço) e máximo de 9.000 toques/caracteres (sem espaço), letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

* Referências: notas de fim. Referências completas devem constar ao final do texto.

* Livros e filmes lançados nos últimos três anos

 

Notas de pesquisa:

* Mínimo de 3.000 toques/caracteres (sem espaço) e máximo de 5.000 toques/caracteres (sem espaço), em Times New Roman, letra 12, espaço simples, citação e referência livre· 

 

A(s) primeira(s) nota(s) obrigatoriamente deve(m) conter os dados do(s) autor(es), com até 360 caracteres com espaço. Se o texto for proveniente de financiamento de pesquisa, ou adaptado de uma palestra, o autor deve explicar isso na mesma nota que constará seus dados pessoais.

Ex: IMestranda em História pela UFRJ. Este texto foi produzido com financiamento da FAPITEC/SE.

 

Artigos: Até 2 (dois) autores por texto.

Resenhas: Apenas 1 (um) autor por texto.

Notas de Pesquisa: Até 2 (dois) autores por texto.

 

SERÃO RECUSADOS OS TEXTOS QUE DESCUMPRIREM ESTAS NORMAS. Os trabalhos devem ser enviados pelo endereço eletrônico: boletim@getempo.org e estarão sujeitos a parecer técnico-científico. Conforme a agenda do Boletim do Tempo Presente a resposta para a candidatura será enviada em até 180 (cento e oitenta) dias.

 

 Atenciosamente,

Editor-chefe
Karl Schurster, Universidade de Pernambuco

 

Editores adjuntos

Diego Leonardo Santana Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)

Liliane Costa Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)

 

Comitê Editorial

Dilton Cândido S. Maynard, Universidade Federal de Sergipe

Francisco Carlos Teixeira da Silva, professor titular Universidade Federal do Rio de Janeiro

Raquel Anne Lima de Assis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)

Adriana Mendonça Cunha, PPGHCS/COC/Fiocruz

Katty Cristina Lima Sá, GET/UFS

 

Diagramadoras

Alana de Moraes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Caroline Moema Dantas Santos, GET/UFS

Glauco Ferreira Gomes, Universidade Federal de Sergipe 

Maria Thaislayne dos Santos Lino, Universidade Federal de Sergipe

Lara Lima Resende, Universidade Federal de Sergipe 

Monique Hellen Lucena Diniz, Universidade de Pernambuco

Maria Sarah do Nascimento Brito, Universidade de Pernambuco

 

Secretaria

Priscila Antônia dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.