DESCRIÇÃO E MODELAGEM PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Josué Fragoso da Silva
  • Catarina Rosa e Silva de Albuquerque

Resumo

O presente artigo aborda a descrição da modelagem dos elementos essenciais na construção de uma política genérica de segurança da informação (PSI), a qual intenta uma maior proteção às informações consideradas sigilosas e críticas pela organização.  A estratégia metodológica adotada foi qualitativa e foi operacionalizada por meio de um estudo de caso instrumental, cuja coleta de dados contou com a orientação de triangulação através de registros e documentos coletados na empresa, entrevistas e observações, onde foi possível identificar riscos às informações, devido a inexistência de diretrizes, normas e procedimentos que compusessem uma política de segurança formalizada, publicada, divulgada e revisada. Percebeu-se a necessidade da elaboração de um modelo participativo na construção de uma política de segurança da informação que envolveu os gestores e corpo executivo, de forma que fosse possível a disseminação da PSI, sensibilizando os colaboradores para uma cultura que minimizasse os riscos e assegurasse uma organização mais protegida na segurança de suas informações

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Publicado

2019-03-25

Como Citar

Silva, J. F. da, & Albuquerque, C. R. e S. de. (2019). DESCRIÇÃO E MODELAGEM PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Boletim Do Tempo Presente, 1(12). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/11133