Autoavaliação institucional e as políticas acadêmicas na UFRPE: o papel das coordenações de cursos de graduação na promoção de uma cultura de avaliação e planejamento

Autores

  • Isabel Cristina Pereira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-3892-8712
  • Betânia Cristina Guilherme Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Paula Priscilla Houly Lopes Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Esse trabalho objetiva identificar como os resultados da Autoavaliação Institucional vêm sendo utilizados para a melhoria dos cursos de graduação na Universidade Federal Rural de Pernambuco, a partir da avaliação das Políticas Acadêmicas mediante o Boletim CPA 2016. Foi entregue um instrumento de acompanhamento às coordenações de cursos para identificar como os dados da autoavaliação foram utilizados para o planejamento e melhoria dos cursos. Os resultados estão baseados na devolutiva de 12 dos 54 cursos. Essa participação indica que, a autoavaliação ainda é pouco utilizada na instituição, havendo a necessidade de se construir pontes na construção do diálogo. No entanto, as coordenações que responderam o instrumento apontaram mudanças significativas na condução dos problemas identificados. Conclui-se que instigar uma cultura de avaliação deve ser uma tarefa contínua, uma vez que, se não são implementadas ações, pode incidir em descrédito da avaliação junto a comunidade avaliada.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Pereira de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Presidente da CPA

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Membro da CPA.

Betânia Cristina Guilherme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Membro da CPA

Paula Priscilla Houly Lopes Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Servidora pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Membro da CPA

Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Membro da CPA

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Publicado

2020-01-13

Como Citar

Oliveira, I. C. P. de, Ceolin, A. C., Guilherme, B. C., Falcão, P. P. H. L., & Soares, M. T. C. V. (2020). Autoavaliação institucional e as políticas acadêmicas na UFRPE: o papel das coordenações de cursos de graduação na promoção de uma cultura de avaliação e planejamento. Boletim Do Tempo Presente, 8(03). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/11856

Edição

Seção

Artigos