CPA Itinerante: uma estratégia de formação, avaliação e planejamento em uma instituição multicampi

Autores

  • Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Isabel Cristina Pereira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andreza Priscila de Lima Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gessé da Silva Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo discutir estratégias em prol de uma efetiva participação da comunidade universitária no processo de autoavaliação e planejamento institucional. O foco foi a ação desenvolvida pela CPA da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) visando fortalecer o papel da autoavaliação institucional no planejamento das Unidades Acadêmicas (campi) da IES, tendo em vista as suas especificidades locais. Para isso, a CPA criou a estratégia da CPA Itinerante, a fim de apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional e promover momentos de formação com palestra sobre “Planejamento e avaliação Institucional” e oficina sobre o novo “Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação”. O principal resultado dessa atividade foi aproximar os resultados da autoavaliação institucional para o maior número de pessoas possível, a fim de subsidiar e instrumentalizar a comunidade universitária com dados e informações que reflitam a realidade da UFRPE.

Biografia do Autor

Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Técnico em assuntos educacionais e assessor pedagógico da Comissão Própria de Avaliação da UFRPE.

Isabel Cristina Pereira de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Economia da UFRPE e presidente da Comissão Própria de Avaliação da mesma instituição.

Andreza Priscila de Lima Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Auxiliar em administração e Vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFRPE.

Gessé da Silva Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando do curso de Bacharelado em Administração e representante discente do campus Sede na Comissão Própria de Avaliação da UFRPE.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Gonçalves Filho, C. A. P., Oliveira, I. C. P. de, Ferreira, A. P. de L., & Rodrigues, G. da S. (2020). CPA Itinerante: uma estratégia de formação, avaliação e planejamento em uma instituição multicampi. Boletim Do Tempo Presente, 8(03). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/11861

Edição

Seção

Artigos