CPA Itinerante: uma estratégia de formação, avaliação e planejamento em uma instituição multicampi
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo discutir estratégias em prol de uma efetiva participação da comunidade universitária no processo de autoavaliação e planejamento institucional. O foco foi a ação desenvolvida pela CPA da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) visando fortalecer o papel da autoavaliação institucional no planejamento das Unidades Acadêmicas (campi) da IES, tendo em vista as suas especificidades locais. Para isso, a CPA criou a estratégia da CPA Itinerante, a fim de apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional e promover momentos de formação com palestra sobre “Planejamento e avaliação Institucional” e oficina sobre o novo “Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação”. O principal resultado dessa atividade foi aproximar os resultados da autoavaliação institucional para o maior número de pessoas possível, a fim de subsidiar e instrumentalizar a comunidade universitária com dados e informações que reflitam a realidade da UFRPE.