MANHUAS: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DA CULTURA CHINESA

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar as potencialidades da cultura chinesa e a sua disponibilização através do formato de publicação como história em quadrinhos (manhua). Partimos aqui da leitura e análise da adaptação da obra da literatura clássica chinesa Jornada ao Oeste para o formato de história em quadrinhos (HQ). Desse modo, as histórias em quadrinhos chinesas podem cumprir uma função de difusão cultural e mesmo educacional. A metodologia utilizada para elaboração do artigo foi a soma do estudo do manhua Jornada ao Oeste somada a análises teóricas sobre educação e histórias em quadrinhos. Confere-se, com isso, a importância às HQs como instrumentos didáticos importantes e de uso nas escolas e para além destas. Conclui-se que a HQs analisada colabora na divulgação das mais variadas características culturais, sociais e históricas da China para além das fronteiras do país, em particular para a apresentação desta ao Ocidente pela arte.

Biografia do Autor

Thiago Vasconcellos Modenesi, Centro Universitário Guararapes (UNIFG)

Atualmente exerce à docência em nível de graduação em vários cursos e pós-graduação no Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento (MPID), ambos no Centro Universitário Guararapes (UNIFG) e como professor permanente e no Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como professor colaborador. Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2002); Especialização em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2007) ; Mestrado em Educação pela UFPE (2012) e Doutorado em Educação pela UFPE (2015). É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns (GIPHQ). Atua no Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA), como pesquisador e membro do conselho editorial. Atua na Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), como pesquisador e conselheiro. Atua no Laboratório de Gestão do Esporte e Políticas Públicas (LABGESPP) como pesquisador. Atua no Laboratório de Sociologia do Esporte (LASEPE) como pesquisador.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Modenesi, T. V. (2020). MANHUAS: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DA CULTURA CHINESA. Boletim Do Tempo Presente, 8(03). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/12487

Edição

Seção

Edição Especial: Seminário Sino-Brasileiro