PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA QUANTO AO USO DA METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EaD, PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE INDICADORES DEFINIDOS POR KIRKPATRICK

Autores

Resumo

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação têm influenciado o avanço da EaD nas corporações. Investigou-se a EaD como mediadora na capacitação dos colaboradores técnico-administrativos em uma Instituição de Ensino Superior privada. O aporte teórico baseou-se nos temas: EaD corporativa e indicadores de resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Utilizaram-se questionários com os técnico-administrativos e análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Na análise das respostas foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Observou-se que os técnicos administrativos possuem em sua maioria acesso à internet, entendem ser necessária a formação continuada, já fizeram em sua maioria pelo menos um curso em EaD, e, portanto, são favoráveis às capacitações utilizando essa metodologia.  Os resultados ainda denotam que os indicadores de desempenho segundo Kirkpatrick mediados pela EaD foram satisfatórios. Evidenciou-se uma performance positiva para estes funcionários quanto à assimilação de novos conhecimentos viabilizados pela EaD.

Palavras-chave: Educação Corporativa. Educação a Distância. Competência.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

Araújo, G. S. A., Albuquerque, J. de L., Quevedo, A. P. F., Veloso, G. M. B., & Correia Neto, J. da S. (2020). PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA QUANTO AO USO DA METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EaD, PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE INDICADORES DEFINIDOS POR KIRKPATRICK. Boletim Do Tempo Presente, 8(4). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/12540

Edição

Seção

Edição Especial: Seminário Sino-Brasileiro