APLICABILIDADE DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL ÀS CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS EM PERNAMBUCO

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral identificar indicadores de sustentabilidade social aplicáveis em construtoras de edificações de grande e médio porte na Região Metropolitana do Recife. Esta pesquisa possui caráter exploratório e seus resultados foram obtidos por levantamento de dados, através de entrevistas semiestruturadas. Dessas entrevistas detectou-se uma conscientização em relação ao nível de importância dos indicadores sociais selecionados, no entanto, de uma maneira geral, eles ainda não são influentes nas tomadas de decisões das empresas na mesma proporção de seus níveis de importância. Destacaram-se os indicadores relativos à não discriminação e ao uso de trabalho infantil ou forçado, que apesar da importância reconhecida, são poucos influentes nas decisões, no entanto são considerados de fácil obtenção. Sendo assim, esta pesquisa disponibiliza indicadores aplicáveis à realidade local, facilitando tomadas de decisões comprometidas com o aspecto social da sustentabilidade.

Biografia do Autor

George da Mota Passo Neto, Universidade de Pernambuco

Mestrando em Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, na Escola Politécnica de Pernambuco. Especialista em Building Information Model (BIM) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na Hochschule Karlsruhe - Technik und Wirtschaft (Alemanha). Atua no setor de construções verticais e tem cursos extracurriculares nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Orçamento de Obras, Gestão de Empresas e Marketing Internacional. 

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Passo Neto, G. da M., Kohlman Rabbani, E., & Valdes-Vasquez, R. (2020). APLICABILIDADE DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL ÀS CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS EM PERNAMBUCO. Boletim Do Tempo Presente, 8(02). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/12583

Edição

Seção

Edição Especial: Seminário Sino-Brasileiro