O Papel dos Estados da América Latina em Tempos de Pandemia Global a partir do pensamento de John Keynes

Autores

Resumo

Com o surgimento da crise global do COVID-19, muitas discussões surgiram sobre o papel dos Estados da América Latina em relação à economia. John Maynard Keynes (1883-1946) é resgatado por aqueles que defendem uma ação estatal ativa na economia face ao cenário de depressão econômica. O presente artigo objetiva estudar o papel do Estado no pensamento de John Keynes, a fim de derivar de seus postulados teóricos algumas reflexões sobre o comportamento dos Estados latinos face a atual pandemia global de COVID-19. Utiliza-se de metodologia exploratória através de revisão bibliográfica. As conclusões do presente estudo são no sentido de que, em períodos de depressão, é preciso que os Estados latinos atuem para ativar a economia por meio de investimento público e de políticas públicas que gerem demanda agregada, aumentando o consumo e a oferta de empregos.

Biografia do Autor

ANDERSON BARBOSA PAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em LEA Negociações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

PAZ, A. B. (2020). O Papel dos Estados da América Latina em Tempos de Pandemia Global a partir do pensamento de John Keynes. Boletim Do Tempo Presente, 9(2), 129–139. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/14972