A verbo-visualidade da experiência da Shoah:

Estudo sobre a imagem enquanto potência dialética para o ensino da história do Holocausto na Educação Básica

Autores

  • Mônica Peralli Broti

Resumo

O artigo visa a uma reflexão teórica metodológica sobre a relação entre o ensino da história da Shoah na Educação Básica e a construção do olhar do discente diante da verbo-visualidade das imagens dos objetos e dos lugares traumáticos produzidos pelo Holocausto. O conceito verbo-visualidade, de linguagem bakhtiniana, consiste na produção de sentido e de efeitos de sentido entre a escrita e a imagem, sendo uma estratégia para a percepção do tema da Shoah pela fotografia.

Downloads

Publicado

2022-01-29

Como Citar

Broti, M. P. . (2022). A verbo-visualidade da experiência da Shoah: : Estudo sobre a imagem enquanto potência dialética para o ensino da história do Holocausto na Educação Básica. Boletim Do Tempo Presente, 11(01), 16–28. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/17209