“Hoy, vamo hacer baile Warao en escuela”

Um estudo etnográfico sobre fluxo cultural e performance de um grupo Warao no espaço urbano

Autores

  • Jamerson Bezerra Lucena

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compreender fluxos culturais e performance de um grupo Warao que vive na cidade de João pessoa, Paraíba, e, muitas vezes, é convidado para apresentar algumas de suas danças ritualísticas, que é vista por muitos atores externos como tribalista e folclórica. O fio condutor desse trabalho etnográfico são narrativas produzidas por um grupo indígena que vive num abrigo de acolhimento na capital paraibana. Posto isso, o enfoque central sãos fluxos culturais, além de buscar compreender através das relações interétnicas e observação participante, o porquê da insistência de alguns atores sociais em exigir que grupos Warao apresente, e expresse através de performances, manifestações ritualísticas em lugares públicos (abertos e fechados), que para eles têm um significado muito maior e importante do que o simples fato de dançar ou “bailar”, como eles afirmam. A chegada desses grupos domésticos à cidade de João Pessoa acabou engendrando também um campo social em que os indígenas precisam sempre buscar sua autoafirmação étnica, através da apresentação de manifestações ritualísticas para que instituições religiosas, autoridades do governo estadual e alguns docentes carimbem o rótulo de indianidade Warao. Dentro desse contexto, alguns grupos Warao acabam reformulando certos rituais para atender a demanda desses atores externos, através de apresentações performáticas, como forma de garantir o acolhimento e seu pertencimento étnico e, assim, evitar casos de preconceitos raciais e xenofobia que possam surgir, caso não produzam exotismo. A metodologia seguiu uma abordagem de estudo de caso detalhado, observação participante com o objetivo de descrever dados etnográficos sobre esse grupo doméstico que vive num abrigo, sob a custódia de uma instituição religiosa chamada Ação Social Arquidiocesana (ASA), e vínculos educacionais através da inserção de várias crianças numa escola municipal, que tem o intuito de não apenas alfabetizar, mas também criar uma incubadora de exotismo à sua maneira e, por outro lado, repugnar o acionamento da língua materna dos Warao nesse campo social chamado Escola.

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

Lucena, J. B. . (2023). “Hoy, vamo hacer baile Warao en escuela”: Um estudo etnográfico sobre fluxo cultural e performance de um grupo Warao no espaço urbano. Boletim Do Tempo Presente, 12(04), 20–40. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/19243