O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUESTÃO INDÍGENA

Autores

  • Diva Helena Frazão de Vasconcelos

Resumo

O Ensino Superior, no Brasil, surge sob a égide da exclusão, nos mesmos moldes do básico. Iniciado com a vinda da família real portuguesa, foi destinado aos filhos de aristocratas e à população de poder econômico e político. Vetado, por longos anos, aos socioeconomicamente desprestigiados e às minorias étnicas, as populações indígenas foram as maiores vítimas. Este trabalho objetiva refletir sobre a questão indígena e sua inclusão no Ensino Superior. Metodologicamente, baseou-se em fontes bibliográficas, midiáticas e estudos realizados por pesquisadores. As políticas públicas, como a definição de cotas para as universidades públicas e centros universitários federais, destinadas a estudantes advindos da escola pública, sob critérios socioeconômicos e étnicos, não atingem a objetivo de incluir os índios efetivamente no Ensino Superior, já que as dificuldades enfrentadas por eles requerem ações bem menos paliativas e emergenciais. Mas, apesar de caminhar a passos muito lentos, já se vislumbra mais preocupação com a questão indígena no que se refere a sua formação acadêmica, fato comprovado por ações de IES públicas de apoio a estudantes índios e pela criação da primeira IES federal – o Instituto de Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (ICIPRN) -voltada exclusivamente para os índios e sua problemática. Mas ainda são necessárias políticas públicas mais eficientes e maior compromisso da sociedade para que se dê fim ao preconceito, exclusão social e à agressão cultural que sofrem essas populações.

Palavras-chave: Índios. Ensino Superior. Inclusão. Políticas públicas.

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Publicado

2016-01-07

Como Citar

de Vasconcelos, D. H. F. (2016). O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUESTÃO INDÍGENA. Boletim Do Tempo Presente, (11). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/4586

Edição

Seção

Artigos