Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista TOMO é um periódico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Criada em 1998, representa os esforços continuados deste Programa para a publicação de uma revista acadêmica de alta qualificação e abrangência internacional. Tem por objetivo divulgar a produção de conhecimento científico e estimular o diálogo e o debate no campo nas Ciências Sociais e áreas afins.

O periódico publica números abertos e temáticos, em forma de dossiês. Os artigos submetidos devem ter origem em pesquisas originais. Com o objetivo de facilitar o acesso dos leitores a determinados debates, poderão ser feitas traduções de artigos já publicados em periódicos estrangeiros. São aceitos textos em português, inglês e espanhol. As contribuições submetidas são avaliadas por pareceristas. Também são publicados resenhas e entrevistas.

A revista é de periodicidade semestral. Os número da revista são púbicados duas vezes ao ano, o primeiro até o dia 30 de junho do ano corrente (correspondente a jan/jun) e o segundo até o dia 31 de dezembro do ano corrente (correspondente a jul/dez).

A revista destina-se primeiramente aos pesquisadores, téncicos, professores e alunos da área de Ciências Sociais e suas interfaces, bem como ao público em geral interessado nos resultados de pesquisas produzidos por profissionais e estudantes da área.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os originais serão apreciados pelo Conselho Editorial da Revista e submetidos a pareceristas. O Conselho Editorial decidirá sobre a oportunidade do encaminhamento aos pareceristas e da publicação das contribuições recebidas.

Os artigos e resenhas serão submetidos à Revista pelo sistema SEER e serão avaliados às cegas por pares que tenham reconhecimento e domínio no tema, preservando-se o anonimato de ambas as partes.

Cada artigo deverá ter no mínimo dois pareceres positivos para ser publicado.

Os autores terão acesso aos pareceres dos avaliadores de forma eletrônica e anônima, sendo os editores mediadores do processo de aceitação, de revisão ou de não aceitação das submissões. 

Os avaliadores deverão ter título de Doutor, sendo 90% deles externos à instituição e para cada número da revista no mínimo 20% deles deverá ter afiliação estrangeira.

Os autores e avaliadores deverão estar cadastrados na plataforma SEER.

O prazo máximo de resposta sobre a avaliação de um artigo a um autor será de seis meses da data da submissão e, caso aprovado, de 12 meses para a publicação, contados também a partir da data de submissão.

Em todas as fases da submissão poderão ser dirimidas situações de controvérsia, através da mediação dos editores. 

Periodicidade

Publicação Semestral e On-Line

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

A Revista Tomo está indexada nas seguintes bases de dados:

Latindex:

https://www.latindex.unam.mx/latindex/ficha?folio=24937

Dialnet:

http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23708

DOAJ:

https://doaj.org/toc/1517-4549/26/1

 

GOOGLE Scholar:

https://scholar.google.com.br/citations?user=99b0Bo0AAAAJ&hl=pt-BR

Taxas

A Revista Tomo não cobra taxas de seus colaboradores para a publicação de artigos.

Modalidades

A TOMO publica nas modalidades Dossiês e Artigos em fluxo contínuo. 

Na modalidade por fluxo contínuo, os artigos devem ser submetidos com temática livre e de forma independente por parte dos interessados através da página da TOMO, na plataforma SEER.

Para publicação de artigos em Dossiês, os autores deverão levar em consideração o tema, as regras da revista e a chamada pública para este fim e submeter igualmente o arquivo pelo sistema. 

Aos interessados em propor Dossiês:

A candidatura de propostas deverá ser encaminhada ao Editor Chefe, devendo obedecer todas as regras de publicação da revista, devendo ser analisadas pela equipe editorial, que comunicará aos interessados sobre a sua aprovação ou não. Em caso de aprovação, a Equipe Editorial informará aos interessados em qual número da revista o mesmo será publicado. Os proponentes de Dossiês deverão ter o título mínimo de Doutor e apresentar a proposta contendo no mínimo: título do dossiê, apresentação e objetivos. O número mínimo de artigos para compor o Dossiê e para que o mesmo seja publicado na TOMO será de 6 artigos e o máximo de 12. 

 

 

 

Sponsors

CAPES - CNPq - FAPITEC

Histórico do periódico

A Revista TOMO é um periódico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Surgida em 1998, representa os esforços continuados deste Programa para a publicação de uma revista acadêmica de alta qualificação e abrangência internacional. Seus números são temáticos, abertos à pluralidade de interpretações e de temas que possam interessar às Ciências Sociais na compreensão dos fenômenos socioculturais.