O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

• A Revista TOMO aceita artigos inéditos na área de Ciências Sociais e disciplinas afins e outros gêneros como resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores.
  • O material para publicação, redigido em português, inglês ou espanhol, deve incluir um resumo em português (ou abstract ou resumen espanhol) de até 10 linhas e uma versão do mesmo em inglês (abstract) e espanhol (resumen), bem como uma lista de até cinco palavras-chave com sua versão para o inglês (keywords) e o espanhol. O título do artigo também deverá ser vertido para o inglês e o espanhol. A identificação do autor deve ser completa e constar apenas no formulário eletrônico, contendo nomes, dados sobre a instituição à qual está vinculado e titulação acadêmica. Não serão aceitos artigos com identificação dos autores no arquivo texto submetido.
  • Todos os trabalhos serão apreciados pela Comissão Editorial da Revista e submetidos a avaliadores. A Comissão Editorial decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas que forem aceitas. O prazo médio de submissão, avaliação, revisão e publicação é de seis (6) meses.
  • Os textos para publicação deverão ter entre 15 e 30 páginas, espaço 1,5, letra Times New Roman, tamanho 12. As resenhas não poderão ultrapassar 6 páginas com as mesmas características.
  • Para citações bibliográficas de literatura no texto, usar o sistema autor-data. As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, colocadas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas (Weber, 2002, p. 32). As citações de mais de três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial e indentadas (quatro espaços à direita da margem esquerda) e com a fonte reduzida. (vide último número da revista)
  • As notas serão numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas ao pé da página e deverão ser sucintas.
  • A bibliografia deverá ser relacionada no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome, conforme a padronização da ABNT, de acordo com os exemplos abaixo:

a) LIVROS

Moser, Anita. A nova submissão: mulheres da zona rural no processo de trabalho industrial. Porto Alegre: EDIPAZ, 1985.

Lemos, Carlos A. O morar em São Paulo no tempo dos italianos. In: De Boni, Luis A. (Org.). A presença italiana no Brasil. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia, 1990. p. 401-409.

Cândido, Antônio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.

b) ARTIGO DE PERIÓDICO

Nogueira, Ronidalva. Michel Foucault numa breve visita às prisões de Pernambuco. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 6, n. 2, p. 269-282, jul./dez. 1990.

c) COLETÂNEA

Novaes, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

d) TESES ACADÊMICAS

Tomikazi, Kimi Aparecida. Ser metalúrgico no ABC: rupturas e continuidades nas relações intergeracionais da classe trabalhadora. 2005. 1990. 313 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

e) VERBETES

Pistone, Sérgio. Bonapartismo. In: Bobbio, Norberto; Matteucci, Nicola; Pasquino, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1986. p. 118-119.

Pagallo, G. T. Democrito. In: DICCIONARIO de filósofos. Madrid: Rioduero, 1986. p. 321-324.

f)   INFORMAÇÃO OU TEXTO OBTIDO NA INTERNET

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Conheça o IBICT. Disponível em: <http://www.ibict.br/ibict/frame.htm>. Acesso em: 01 out. 1997.
  • Os artigos submetidos para publicação na Revista TOMO deverão ser inéditos e não poderão ser submetidos simultaneamente em outras revistas ou órgaos editoriais.
  • Envio de manuscritos exclusivamente pelo sistema.

Insira aqui a política desta seção

DOSSIÊ

Artigos dirigidos às submissões para dossiês.