CHAMADA ABERTA Dossiê Temático: Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes

2022-03-10

n. 42 (Jan/Jun de 2023) Dossiê temático:  “Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes”

Prazo Final: 09.05.2022

Deadline: 09 May 2022

Fecha Límite: 09.05.2022

Organizadores: Prof. Dr. Bruno Ferreira Freire Andrade Lira (UEL) e Prof. Dr. Rogério de Souza Medeiros (UFPB)

CHAMADA ABERTA: Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes

Está aberta a chamada para o dossiê “Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes”. Aqui se busca fomentar um espaço de reflexões críticas que atualizem a diversa e plural perspectiva decolonial que tem se fortalecido em variadas redes de investigação pelo Brasil e toda a América Latina. Fruto de investigações em curso no âmbito do GRESP/PPGS/UFPB, a reflexão teórico-epistêmica acerca desta temática possibilitou identificar giros decoloniais promovidos a partir do coletivo Modernidade/Colonialidade. Reflexões e percepções críticas visibilizaram, então, uma ecologia de saberes – Pensamento Afrodiaspórico Latino-americano, a Interculturalidade e Buen vivir, a Pedagogia Dialógica e Pesquisa-ação, os Feminismos Decoloniais – que configuram hoje as Teorias Críticas Decoloniais. Estas perspectivas partem de um ponto em comum, a crítica ao sistema-mundo moderno/capitalista/colonial estruturado em hierarquias e formas de classificação social que se interseccionam através de matrizes coloniais de poder – a colonialidade do poder, saber, do ser e de gênero. O lócus fraturado aqui se concretiza através de processos violentos de desumanização e genocídio e permanecem até os dias atuais. Todavia, esta mesma fratura colonial produz formas de (r)existência que ressignificam as diferenças coloniais, promovendo a valorização e o autorreconhecimento de identidades políticas e aspectos socioculturais subalternizados. Assim, o dossiê se propõe a reunir artigos dedicados à leitura dessa realidade tensionada entre colonialidade/decolonialidade, reflexões críticas sobre a produção de intelectuais das Teorias Criticas Decoloniais e interessados em compreender as (r)existências emergidas no giro e na atitude decolonial. Entre os subtemas podemos destacar: Desigualdades interseccionais; Feminismos decoloniais; Interculturalidade e saberes indígenas; Pensamento afrodiaspórico latino-americano e caribenho; Pós-desenvolvimento; Pedagogia decolonial.

CALL FOR PAPERSDecolonial Critical Theories: an ecology of knowledge

Papers submission to TOMO Special Issue on “Decolonial Critical Theories: an ecology of knowledge” is now open. With this SI, we aim to promote a critical debate that updates the diverse and plural decolonial perspective that various research networks have been strengthening in recent decades in Brazil and Latin America. Ongoing researchers considering the theoretical-epistemic reflection on this topic (decolonial studies) and developed by The Group of Studies and Research in Political Sociology, from the Graduate Program in Sociology at UFPB (GRESP-PPGS-UFPB), point out that decolonial turns promoted by the Modernity/Coloniality concept, made possible the development of an Ecology of Knowledge - African Diaspora in Latin America, Interculturality and Buen Vivir, Dialogic Pedagogy and Action Research, and Decolonial Feminism – which currently frame the Decolonial Critical Theories. These Ecology of Knowledge start from a common ground, the critique of the modern/capitalist/colonial world-system that is structured in hierarchies and forms of social classification that intersect through colonial power matrices – the coloniality of power, knowledge, being and gender. Our assumption is that the fractured locus is concretized through endless violent processes of dehumanization and genocide. However, the same colonial fracture produces forms of (re-)existence that resignify colonial differences, promoting the appreciation and self-recognition of political identities and subalternized sociocultural aspects. Thus, this SI proposes to bring together papers dedicated to the strained reality between coloniality/decoloniality, the critical reflections on the work of intellectuals from Decolonial Critical Theories, and the (re-)existences that emerged in the decolonial turn. Among other subtopics that are of interest of this SI are: Intersectional inequalities; Decolonial Feminism; Interculturality and Indigenous knowledge; Latin American and Caribbean Afro-Diasporic Thought; Post-development; Decolonial pedagogy.

LLAMADA DE ARTÍCULOS: Teorías Críticas Decoloniales: una ecología de saberes

La Revista TOMO está recibiendo artículos para contribuir al dossier “Teorías Críticas Decoloniales: una ecología de saberes”. Aquí, buscamos fomentar un espacio de reflexiones críticas que actualicen la perspectiva decolonial diversa y plural que se ha fortalecido en varias redes de investigación en todo Brasil y en toda América Latina. Como resultado de investigaciones en curso en el ámbito del GRESP/PPGS/UFPB, la reflexión teórico-epistémica sobre este tema permitió identificar giros decoloniales promovidos desde el colectivo Modernidade/Colonialidade. Reflexiones y percepciones críticas visibilizaron entonces una ecología de saberes –Pensamiento Afrodiaspórico Latinoamericano, Interculturalidad y Buen vivir, Pedagogía dialógica e Investigación-acción, Feminismos Decoloniales – que hoy configuran las Teorías Críticas Decoloniales. Estas perspectivas parten de un punto común, la crítica al sistema-mundo moderno/capitalista/colonial estructurado en jerarquías y formas de clasificación social que se entrecruzan a través de patrones de poder coloniales: la colonialidad del poder, el saber, el ser y el género. El locus fracturado aquí se coloca a través de procesos violentos de deshumanización y genocidio y permanece hasta el día de hoy. Sin embargo, esta misma fractura colonial produce formas de (r)existencia que resignifican las diferencias coloniales, promoviendo la valoración y autorreconocimiento de identidades políticas y aspectos socioculturales subalternizados. Así, el dossier se propone reunir trabajos dedicados a la lectura de esta realidad tensionada entre colonialidad/decolonialidad, reflexiones críticas sobre la producción de intelectuales de Teorías Críticas Decoloniales e interesados en comprender las (r)existencias que emergieron en el giro y en la actitud decolonial. Entre los subtemas podemos destacar: Desigualdades interseccionales; Feminismos decoloniales; Interculturalidad y Saberes indígenas; Pensamiento Afrodiaspórico Latinoamericano y Caribeño; Post-desarrollo; Pedagogía decolonial.