As “regiões” nas entrelinhas do trabalho político: bases sociais, investimentos intelectuais e carreiras parlamentares (MG, RS, PE e MA)

Autores

  • Eliana dos Reis UFMA
  • Igor Gastal Grill
  • Ariel Pereira

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.12727

Resumo

Este artigo se insere na agenda de estudos sobre a “dupla arte de representar” de parlamentares brasileiros, cujas carreiras políticas combinam inscrições em domínios culturais. O desdobramento que propomos aqui é o de compreender as lógicas que presidem o trabalho de produção e mobilização – inseparavelmente como trunfo político e afirmação de uma condição de intelectual – de princípios de visão e de classificação de configurações regionais. Seguindo achados e materiais de pesquisas anteriores, adotamos uma abordagem comparativa aplicada a quatro configurações regionais (Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Maranhão). A ênfase aqui recai sobre a análise dos perfis dos agentes e da sua produção escrita, procurando pontuar pistas que nos permita refletir sobre como determinados agentes, que ocupam posições políticas diversas, engendram bens simbólicos, fundando representações sobre as “regiões” consoantes com as representações que forjam sobre si mesmos e, inclusive, fundamentando seu potencial como porta-vozes autorizados a descrever, prescrever e representar (no duplo sentido) causas, indivíduos, grupos e fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana dos Reis, UFMA

Docente e Pesquisadora do PPGCSoc/UFMA. Doutora em Ciência Política pela UFRGS. Bolsista Produtividade do CNPq. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC).

Igor Gastal Grill

Docente e Pesquisador do PPGCSoc/UFMA. Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Bolsista Produtividade do CNPq. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC).

Ariel Pereira

Docente e Pesquisador do IFMA. Doutor em Ciências Sociais pela pela UFMA.Membro do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC).

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

dos Reis, E., Grill, I. G., & Pereira, A. (2020). As “regiões” nas entrelinhas do trabalho político: bases sociais, investimentos intelectuais e carreiras parlamentares (MG, RS, PE e MA). Revista TOMO, (36), 267–320. https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.12727

Edição

Seção

Artigos Livres