Intensificação Laboral e Identidade Profissional: o Professor de Sociologia do Ensino Médio da cidade de Santa Maria/RS

Autores

  • Laura Senna Ferreira UFSM
  • Dionas Ávila Pompeu UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.13027

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar as atuais configurações do trabalho dos docentes da educação básica do estado do Rio Grande do Sul, com foco sobre os que ministram a disciplina de Sociologia no ensino
médio das escolas público-estaduais da cidade de Santa Maria. Para tal, recorremos tanto à aplicação de questionários como à realização de entrevistas. Exercitamos o debate sobre as formas de racionalização
no mundo do trabalho e suas particularidades no ambiente escolar. Focamos no conceito de intensificação e nas mudanças mais contemporâneas que ocorreram no universo laboral e seus impactos externos.
Constatamos que a inadequação entre a formação inicial e a disciplina de Sociologia, bem como elementos de ordem estrutural, impacta de maneira significativa o caráter de artífice e as identidades profissionais
dos docentes.


Palavras-chave: Profissão docente. Identidade Profissional. Sociologia no Ensino Médio. Racionalização do Mundo Laboral. Intensificação do trabalho.

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Biografia do Autor

Laura Senna Ferreira, UFSM

Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFSM. Doutorado
em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dionas Ávila Pompeu, UFSM

Mestre em Ciências Sociais – UFSM. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação Sociológica (LabIS) – UFSM. 

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Publicado

2020-02-02

Como Citar

Ferreira, L. S., & Pompeu, D. Ávila. (2020). Intensificação Laboral e Identidade Profissional: o Professor de Sociologia do Ensino Médio da cidade de Santa Maria/RS. Revista TOMO, (36), 321–364. https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.13027

Edição

Seção

Artigos Livres