A Elite Cultural do Folclore "Alemão" Autêntico no Brasil: perfil social, mediação cultural e estratégias de legitimação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.vi39.13703

Palavras-chave:

Elites culturais, Foclore, Estratégias de legitimação, Mediação cultural, Autenticidade

Resumo

No Brasil, um conjunto de agentes atua na definição, preservação e promoção do folclore alemão “autêntico” e legítimo. Este artigo tem por objetivo analisar as práticas e as estratégias de legitimação da elite cultural folclorista, isto é, do conjunto de agentes que ocupa as principais posições no espaço de práticas do folclore “alemão” no Brasil. Para tanto, são enfocadas três questões-chave: (1) as instâncias de recrutamento e de formação da elite cultural folclorista; (2) o trabalho de mediação cultural levado a cabo pelos especialistas em folclore, que consiste na decodificação de fontes históricas produzidas no contexto europeu e na prescrição de práticas e condutas no espaço do folclore brasileiro, procedimento basilar à legitimação e à garantia da “autenticidade” do folclore; e (3) os principais caracteres de origem social, trajetória, capitais e trunfos sociais disponíveis à elite cultural folclorista e/ou adquiridos por meio do seu investimento na esfera do folclore.

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Biografia do Autor

Lucas Voigt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche junto à University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Bolsista CAPES.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Voigt, L. (2021). A Elite Cultural do Folclore "Alemão" Autêntico no Brasil: perfil social, mediação cultural e estratégias de legitimação. Revista TOMO, (39), 255. https://doi.org/10.21669/tomo.vi39.13703

Edição

Seção

Artigos Livres