Avanços, Contradições e Desafios da Política de Cotas na Educação Básica: o caso do ensino médio profissionalizante do IFF campus Campos Centro (2016-2018)
Resumo
O presente artigo analisa a aplicação da política de cotas no Ensino Médio Integrado no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. A partir da análise dos dados, traçou-se um perfil dos alunos ingressantes em 2016 a partir de suas notas de ingresso e de seus desempenhos acadêmicos no período de 2016 a 2018. Os resultados apontaram que a implantação da política de cotas representou um avanço para a instituição, pois sem elas a maior parte dos estudantes cotistas não teria conseguido ingressar. Contudo, esses estudantes possuem uma taxa maior de evasão e de reprovação quando comparados aos alunos que ingressaram pela ampla concorrência. Essas contradições apontam a necessidade de se promover avanços nessa política pública e de se ampliar as pesquisas com foco na permanência e na política de cotas no Ensino Médio profissionalizante.
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