As viagens de Caliban na América Latina: um estudo comparado entre Oswald de Andrade e Aimé Césaire
Resumo
a peça A tempestade, de Willian Shakespeare, teve ressonâncias profundas e diversas de seu contexto de origem. Prova disso é que ela e seus personagens foram utilizados sistematicamente, e num espaço temporal alargado, para se pensar metáforas sobre a América – suas condições de colonização, disputas geopolíticas, construção de identidades e cristalização de imagens a respeito do continente. O caso que aqui temos em tela é um recorte deste quadro geral: pretendemos, aqui, estudar o chamado momento caliban do pensamento latino-americano. De forma mais precisa, intentamos fazer um estudo comparado das experiências intelectuais de Oswald de Andrade e Aimé Césaire. O nosso objetivo com este estudo comparativo é oferecer uma leitura sobre a constituição, potencialidades e limitações do calibanismo – que foi e é essencial para conformações de imagens e ideias sobre a América Latina.
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).