Descolonizar a educação

notas introdutórias para repensar a educação para surdos

Palavras-chave: Cultura surda, Descolonização epistêmica, decolonialidade do poder, educação especial, Subjetividade

Resumo

A partir das disciplinas de Educação Inclusiva e Ensino de Língua Brasileira de Sinais (I e II), centrais ao núcleo das licenciaturas da Universidade Federal Latinoamericana UNILA, decidimos construir um modelo pedagógico em linha com o projecto político epistémico de integração e descolonização da América Latina. Este é um campo com fontes escassas e restritas. Concentramo-nos em fornecer algumas notas introdutórias baseadas nas fontes mais específicas e especializadas, bem como algumas notas críticas sobre a Educação na América Latina e no Sul Global. Num primeiro passo, fizemos um breve levantamento histórico da questão, para depois mostrar as relações existentes entre Escola e Colonialidade do Poder na experiência da Subjectividade Surda. Posterior, algumas considerações finais mais orientadas, para deixar em aberto questões e tarefas na construção de novos horizontes de racionalidade alternativa.

Biografia do Autor

Hander Andrés Henao, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Graduando de la universidad Antioquia en Sociología. Tambem bolsista de Iniciación cientifica en el área de filosofía en la universidad Federal da Integração Latino-Americana.

Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Universidade Federal da Integração Latino Americana

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019 - 2022). Mestra em Educação pela UEM (2011-2013). Graduada em Educação Física pela Uniguaçú (2002 - 2005). Professora Adjunta de LIBRAS pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação (Fundamentos da Educação; Metodologia Cientifica), Educação Física (Fundamentos da Educação Física;Educação Física Escolar) , Educação Especial ( Fundamentos da Educação Especial, AH/SD, Surdez, DI, DF) e LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Formada Tradutora Intérprete de Língua de Sinais - TILS, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005).

Juliana Franzi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA - Foz do Iguaçu). Na UNILA leciona disciplinas pedagógicas em distintos cursos de Licenciatura, estando alocada na Área da Educação. Atuou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ( Diamantina - MG). Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Tem Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Tânia Aparecida Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - campi de Toledo) da disciplina de Libras. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na área de concentração Linguagem e Sociedade da Unioeste, na linha de pesquisa dos estudos da linguagem: descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, com pesquisa voltada para à organização e modelagem de um dicionário monolingue de Libras. Mestre em Letras (2013), também pela Unioeste. Graduação em Pedagogia (Unimeo -CTESOP) e em Letras - Libras Bacharelado pela UFSC (2012). Líder do PORLIBRAS - Grupo de Estudos e Pesquisas para a investigação da LIBRAS em Interface com Língua Portuguesa Brasileira.

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Vygotsky, Lev Seminovich. A F
Publicado
2023-01-11
Como Citar
Henao, H. A., Fellini, D. G. N. F., Franzi, J. F., & Martins, T. A. (2023). Descolonizar a educação: notas introdutórias para repensar a educação para surdos. Revista TOMO, 42, e17849. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17849
Seção
DOSSIÊ Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes