Afrofem: uma experiência de pedagogia dialógica e feminismos afrodiaspóricos no Sertão do Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17904

Palavras-chave:

Feminismos afrodiaspóricos, Gênero, Raça, Sertão

Resumo

Os temas gênero e raça/etnia são de suma importância para a efetivação de uma coletividade justa na contemporaneidade. A partir de demandas em uma instituição de ensino federal do Sertão, desenvolvemos um projeto de extensão com Rodas de Conversa interdisciplinares que abordavam as matrizes opressoras, racista e sexista da sociedade brasileira. Os debates passavam pelas desigualdades interseccionais, raça e racismo no Brasil, empoderamento, corpo e gênero e representatividade. Orientadas pela Pedagogia Dialógica freireana e pela interculturalidade defendida pela Pedagogia Decolonial, objetivamos difundir obras dos feminismos afrodiaspóricos visando a problematização da realidade escolar e do sertão, para contribuir com a construção de uma cultura antirracista e anticisheteropatriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Medeiros Lima, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO-PE)

Psicóloga do IFSERTÃO-PE. Professora da Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST). Mestre e Pesquisadora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Marília Passos Apoliano Gomes, Univerisdade Federal do Piauí (UFPI)

Professora e pesquisadora, socióloga e advogada. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tabita Aija Silva Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Psicóloga e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com bolsa CAPES, na linha de pesquisa Psicologia e Práticas Sociais.

Referências

Akotirene, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

Almeida, Sílvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social. Óbitos por suicídio entre adolescentes e jovens negros 2012 a 2016. Universidade de Brasília, Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade - Brasília: Ministério da Saúde; 2018.

Bhattacharya, Tithi. Explicando a violência de gênero no neoliberalismo. Marx e o Marxismo, 2019, v. 7, nº 12, p. 14–37.

Carneiro, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

Connell, Raewyn; Pearse, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: InVerso, 2015.

Davis, Angela. Mulheres, cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2017.

Federici, Silvia; Cox, Nicole. Contra-atacando desde a cozinha: salários para o trabalho doméstico – uma perspectiva sobre o capital e a esquerda. Brasil: Terra Sem Amos, 2020.

Freire, Paulo. O Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, Ano IV, nº 9, Out. 1969, p. 123-132.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Gonzalez, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Silva, L. A. et al. Movimentos sociais urbanos, minorias e outros estudos. Ciências Sociais Hoje. Brasília: ANPOCS n. 2, p. 223-244, 1984.

______. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, p. 69-82, jan./jun. 1988a.

______. Por um feminismo afrolatinoamericano. Revista Isis Internacional, Santiago, v. 9, p. 133-141, 1988b.

Hooks, Bell. E eu não sou uma mulher? Mulheres negras e feminismo. 1ª edição 1981. Tradução livre para a Plataforma Gueto. Janeiro, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas de Gênero Indicadores sociais das mulheres no Brasil. Estudos e Pesquisas, Informação Demográfica e Socioeconômica n.38. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

Lorde, Audre. Não existe hierarquia da opressão. 1983. Disponível em: <https://rizoma.milharal.org/2013/03/03/nao-existe-hierarquia-de-opressao-por-audrelorde>. Acesso em 25 jan. 2021.

Mies, Maria. Patriarcado & acumulação em escala mundial: mulheres na divisão internacional do trabalho. São Paulo: Timo, 2016.

Moreira, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Pólen, 2019.

Moreira, Tabita Aija Silva. Maternidade em situação de rua e a suspensão ou perda do poder familiar. 2021. 183f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

Quijano, Aníbal. Colonialidade do Poder e classificação social. In: SANTOS, B. S. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 2021. Disponível em: http://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf.

Silva, Maria Lucia. Racismo e os efeitos na saúde mental. In: (ORGs.). L. E. Batista, S. Kalckmann. Seminário saúde da população negra do Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Instituto de Saúde, 2005, pp. 129-132.

Walsh, Catherine. La educación Intercultural en la Educación. Peru: Ministerio de Educación, 2001.

______. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.

______. Lo pedagógico e lo decolonial: entretejiendo caminos. In: WALSH, C. (Org.). Pedagogías decoloniales: praticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Equador: Abya-Yala, 2013.

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Lima, A. de M., Gomes, M. P. A., & Moreira, T. A. S. (2023). Afrofem: uma experiência de pedagogia dialógica e feminismos afrodiaspóricos no Sertão do Nordeste . Revista TOMO, 42, e17904. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17904

Edição

Seção

Dossiê: Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes