Afrofem

uma experiência de pedagogia dialógica e feminismos afrodiaspóricos no Sertão do Nordeste

  • Amanda de Medeiros Lima Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Marília Passos Apoliano Gomes UFPI
  • Tabita Aija Silva Moreira UFRN
Palavras-chave: Feminismos afrodiaspóricos, Gênero, Raça, Sertão

Resumo

Os temas gênero e raça/etnia são de suma importância para a efetivação de uma coletividade justa na contemporaneidade. A partir de demandas em uma instituição de ensino federal do Sertão, desenvolvemos um projeto de extensão com Rodas de Conversa interdisciplinares que abordavam as matrizes opressoras, racista e sexista da sociedade brasileira. Os debates passavam pelas desigualdades interseccionais, raça e racismo no Brasil, empoderamento, corpo e gênero e representatividade. Orientadas pela Pedagogia Dialógica freireana e pela interculturalidade defendida pela Pedagogia Decolonial, objetivamos difundir obras dos feminismos afrodiaspóricos visando a problematização da realidade escolar e do sertão, para contribuir com a construção de uma cultura antirracista e anticisheteropatriarcal.

Biografia do Autor

Amanda de Medeiros Lima, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Psicóloga do IFSERTÃO-PE. Professora da Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST). Mestre e Pesquisadora em Psicologia pela UFRN (2020), membro do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV). Especialista em psicologia jurídica pela UNICAMP (2018). Graduada em psicologia, pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Possui experiência em clínica psicológica; experiência na área educacional; experiência no âmbito judiciário, em serviço público de saúde, como NASF e CAPS, e na Assistência Social com foco em CRAS e CREAS. Pesquisa com temas de interesse: feminismo, relações de gênero, público infantojuvenil, direitos sexuais e reprodutivos, raça e etnia. 

Tabita Aija Silva Moreira, UFRN

Psicóloga e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com bolsa CAPES, na linha de pesquisa Psicologia e Práticas Sociais. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRN na linha de pesquisa Psicologia e Práticas Sociais. Integra o Grupo de Pesquisas Marxismo e Educação (GPM&E) e o Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV). Integra o grupo de pesquisa Maternidades vulneráveis: mulheres gestantes, mães e crianças em situação de vulnerabilidade social, ligado à Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo ? EDEPE. Possui experiência de atuação profissional em Justiça Infantojuvenil.Tem experiência docente no ensino superior nas faculdades de Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. Desenvolveu estágio doutoral na Universidade de Salamanca/Espanha (USAL) pelo Programa Institucional de Internacionalização - CAPES - PrInt em 2020.

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Publicado
2023-01-11
Como Citar
de Medeiros Lima, A., Passos Apoliano Gomes, M., & Silva Moreira, T. A. (2023). Afrofem : uma experiência de pedagogia dialógica e feminismos afrodiaspóricos no Sertão do Nordeste . Revista TOMO, 42, e17904. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17904
Seção
DOSSIÊ Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes