PROCESSO DE BOLONHA: A REFORMA DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EUROPEU

Autores

  • Clarissa Eckert Baeta Neves
  • Leonardo Renner Koppe

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i15.487

Resumo

O artigo discute as transformações dos sistemas de educação superior na Europa a partir do Processo de Bolonha. Na primeira parte, faz-se uma análise do contexto histórico e social ressaltando os principais elementos que elevaram a educação superior a tema central na pauta da agenda de decisões das esferas políticas supranacionais européias. Na segunda parte são apresentadas as principais características desse processo, a partir dos diferentes Comunicados assinados pelos Ministros da Educação dos países que aderiram ao processo, destacando as principais linhas implementadas: adoção de um sistema baseado em ciclos; estabelecimento do sistema de transferência e acumulação de créditos; promoção da mobilidade; investimento na qualidade; criação do Espaço Europeu de Educação Superior.

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Publicado

2009-10-11

Como Citar

Neves, C. E. B., & Koppe, L. R. (2009). PROCESSO DE BOLONHA: A REFORMA DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EUROPEU. Revista TOMO, (15), 15–39. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i15.487

Edição

Seção

Artigos