CONHECIMENTO E SUBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Aurenéa Maria de Oliveira
  • Gustavo Gilson Sousa de Oliveira
  • Anna Luiza Araújo Ramos M. de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i20.865

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar limites do paradigma dominante da Ciência Moderna, observando implicações destes para o campo educacional. Para tal, dividiu-se o texto em quatro partes: a primeira reflete sobre a relação pensar e conhecer na modernidade, destacando a tensão esboçada com a noção de subjetividade; a segunda e terceira partes aprofundam esta tensão por meio das críticas que Michel Foucault e Boaventura Santos elaboram ao paradigma de Ciência Moderna, sinalizando para dificuldades que Ciências Humanas e Sociais enfrentam ante a busca de verdades universais. Por fim, situamos o debate na área da Educação, analisando repercussões que esta sofre no trato da pesquisa qualitativa e dos processos de ensino-aprendizagem, a partir dessas críticas à Ciência Moderna e à ressignificação do lugar da subjetividade na construção dos saberes.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

de Oliveira, A. M., de Oliveira, G. G. S., & de Oliveira, A. L. A. R. M. (2012). CONHECIMENTO E SUBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO. Revista TOMO, (20), 143–168. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i20.865

Edição

Seção

Artigos