CONHECIMENTO E SUBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i20.865Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar limites do paradigma dominante da Ciência Moderna, observando implicações destes para o campo educacional. Para tal, dividiu-se o texto em quatro partes: a primeira reflete sobre a relação pensar e conhecer na modernidade, destacando a tensão esboçada com a noção de subjetividade; a segunda e terceira partes aprofundam esta tensão por meio das críticas que Michel Foucault e Boaventura Santos elaboram ao paradigma de Ciência Moderna, sinalizando para dificuldades que Ciências Humanas e Sociais enfrentam ante a busca de verdades universais. Por fim, situamos o debate na área da Educação, analisando repercussões que esta sofre no trato da pesquisa qualitativa e dos processos de ensino-aprendizagem, a partir dessas críticas à Ciência Moderna e à ressignificação do lugar da subjetividade na construção dos saberes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).