CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: A LUTA DOS POSSEIROS DO FIGUEIRA BRANCA, PIRAJUÍ/SP, BRASIL

Autores

  • João Daniel Luchini
  • Vera Lucia Silveira Botta Ferrante Universidade de Araraquara - UNIARA http://orcid.org/0000-0002-0679-3852
  • Henrique Carmona Duval Professor do Centro de Ciências da Natureza, UFSCar
  • Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida Professor do Centro de Ciências da Natureza, UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i33.9368

Resumo

O artigo analisa o crédito rural como parte de um processo histórico de lutas sociais, que permitiu a um grupo de posseiros conquistar suas terras e se constituir enquanto bairro rural de agricultores familiares. O referencial teórico aborda as principais questões das lutas pela terra no Brasil, os diferentes atores e identidades sociais no meio rural, com especial enfoque nos posseiros e nas políticas públicas, destacando-se o programa de crédito rural Pronaf. Questiona-se a leitura da modernização agrícola pelo prisma da padronização produtiva e salienta-se a luta dos posseiros como resistência à precarização dos meios de trabalho e vida. Entrevistas com os agricultores e técnicos e aplicação de questionários semiestruturados a todos posseiros compõem a metodologia. As discussões do artigo referendam a crítica ao conceito de cidadania sob o prisma da tutela e adota a compreensão de política pública como resultante de um campo de forças sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Daniel Luchini

Cientista Social, mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, UNIARA

Vera Lucia Silveira Botta Ferrante, Universidade de Araraquara - UNIARA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1966) e doutorado em Sociologia pela UNESP (1974). Defendeu livre docência na UNESP (1992), defendeu concurso de Professor Titular em 1998. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente e do PIBIC/CNPq/UNIARA da Universidade de Araraquara - UNIARA. Desde julho de 2016 foi designada a exercer a função de Pró-Reitora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da Universidade de Araraquara. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais e reforma agrária, políticas publicas e lutas sociais. Em 2009 torna-se Membro Titular Acadêmico da Cátedra da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Vice-Presidente da ALASRU (Associação Latinoamericana de Sociologia Rural (2010-2014).

Henrique Carmona Duval, Professor do Centro de Ciências da Natureza, UFSCar

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (Uniara). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Rural e Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, assentamentos rurais, agricultura familiar camponesa, reprodução social, relações de gênero no meio rural, poder local, políticas públicas e desenvolvimento rural sustentável.

Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, Professor do Centro de Ciências da Natureza, UFSCar

Professor Associado 1 do Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas. Pesquisador Colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara-SP. Possui Pós-doutorado pela FEAGRI-UNICAMP na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural, Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Tem direcionado projetos de pesquisa e de extensão nas temáticas de Desenvolvimento Territorial, Segurança Alimentar, Políticas Públicas, Agricultura Familiar e redes de cooperação

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Luchini, J. D., Ferrante, V. L. S. B., Duval, H. C., & Almeida, L. M. de M. C. (2018). CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: A LUTA DOS POSSEIROS DO FIGUEIRA BRANCA, PIRAJUÍ/SP, BRASIL. Revista TOMO, (33), 301–333. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i33.9368

Edição

Seção

Artigos Livres