Arquivo expandido: a performance de “Passado a limpo”
Resumo
A proposta deste resumo expandido é apresentar o relato da performance Passado a limpo (2017) que estabelece uma conversa com o público sobre mulheres e trabalho, a partir da pergunta: o que elas (mães, irmãs, avós, tias, colegas, dindas, conhecidas etc) fazem dentro e fora de casa, de forma remunerada e não? Na história da arte, as mulheres foram amplamente representadas em situações que as integravam ao espaço doméstico (cuidado, toallete, amor, acompanhante, reprodução etc), reforçando a ideia de que o trabalho reprodutivo é algo inerente a sua natureza. Como efeito de um olhar masculino, esses retratos devem ser confrontados com outros pontos de vista produzidos no próprio campo da arte. Iremos exemplificar um caso em que o arquivo na performance criou um lugar de discussão sobre o trabalho reprodutivo, trocando a representação do tema por uma prática relacional, do arquivo como obra dependente da representatividade para acontecer.
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres. Trabalho doméstico. Performance. Arquivo.
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Referências
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultura nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
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