<b>A pessoa olhando aprende primeiro do que fazendo: ética e técnica na transmissão de performances tradicionais</b>

  • Luciana Hartmann Instituto de Artes - Universidade de Brasília
  • Joana Abreu Curso de Licenciatura em Teatro - Escola de Música e Artes - Universidade Federal de Goiás.

Resumo

RESUMO: Baseado em estudos etnográficos e vivências técnico-artísticas com performances tradicionais brasileiras, este artigo tem dois eixos de discussão: por um lado busca problematizar os procedimentos éticos empregados em processos cênicos contemporâneos baseados em “trocas” com manifestações performáticas tradicionais e, por outro lado, visa refletir sobre os processos de transmissão das performances tradicionais.

PALAVRAS-CHAVE: performances tradicionais. ética na pesquisa. aprendizagem.

ABSTRACT: Based on ethnographic studies and technical-artistic experiences with Brazilian traditional performances, this article has two axes of discussion: on the one hand it seeks to think the ethical procedures applied to contemporary scenic processes based on “exchanges” with traditional performances demonstrations and, on the other hand, it aims to reflect about the processes of traditional performances transmission.

KEYWORDS: traditional performances. ethics in research. learning.

Biografia do Autor

Luciana Hartmann, Instituto de Artes - Universidade de Brasília
Pesquisadora PQ Cnpq - Nível 2. Professora do Departamento de Artes Cênicas e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UnB e em Performances Culturais/UFG. Atua na área de Pedagogia do Teatro e da Antropologia da Performance.
Joana Abreu, Curso de Licenciatura em Teatro - Escola de Música e Artes - Universidade Federal de Goiás.
Professora do Curso de Licenciatura em Teatro - Escola de Música e Artes - Universidade Federal de Goiás. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Perforamances Culturais/UFG.

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Publicado
2015-12-15