Corporeidades da tradição popular na escola – Caminhos possíveis

Autores

  • Jonas de Lima Sales Departamento de Artes Cênicas/Universidade de Brasília

Resumo

RESUMO: Levar as expressões populares para a sala de aula e usufruir das potencialidades estéticas que essas proporcionam no universo da Arte é a principal discussão dessa comunicação. Discorrem-se aqui apontamentos sobre o hibridismo estético/artístico que envolve as manifestações de artes do povo e como podemos refletir o ensino da dança por meio das expressividades da tradição popular, sem deixar de considerar as atuais discussões sobre arte contemporânea no contexto da academia formal.

PALAVRAS-CHAVES: Dança Tradicional. Ensino de arte. Hibridismo. Cultura.

ABSTRACT: Taking expressions of popular dance to the classroom and enjoying the aesthetic potential that provides the universe of art is the main discussion of this communication. Some topics will be discussed here about the aesthetic/artistic hybridism that involves manifestations of people’s art and it asks how we can reflect on the dance teaching by the expressivity of the folk tradition, while considering the current discussions about contemporary art context in formal academy.

KEYWORDS: Traditional Dance. Art teaching. Hybridism. Culture.

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Biografia do Autor

Jonas de Lima Sales, Departamento de Artes Cênicas/Universidade de Brasília

Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Doutor em Artes Contemporâneas (UnB), Mestre em Educação (UFRN) e Especialista em Dança (UFRN). Pesquisa Corporeidades e pedagogias da cena, Artes da tradição popular e negritude.

Referências

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Publicado

2015-12-15