n. 1 (2014): TRAPICHE - Educação, Cultura & Artes

					Visualizar n. 1 (2014): TRAPICHE - Educação, Cultura & Artes
Olhares de um trapiche

Com alegria, apresentamos o primeiro número da revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes, uma iniciativa do grupo de pesquisas ARDICO – Arte, Diversidade e Contemporaneidade (CNPQ/Universidade Federal de Sergipe). Criado como grupo de pesquisas nas áreas de Teatro e Dança e sob a coordenação do renomado professor Bernard Charlot, o ARDICO se propõe a incentivar e desenvolver pesquisas em Teatro e Dança, a partir de linhas de pesquisa vinculadas à arte-educação e a práticas e investigações contemporâneas. O Grupo ARDICO funciona no Campus de Laranjeiras da UFS, abrigado no casarão restaurado de um antigo trapiche do centro histórico.

O primeiro número da revista Trapiche ensaia desejos e possibilidades de criação de um espaço de troca de saberes, troca de olhares, através de seus artigos, ensaios, entrevistas e relatos de experiências.

Neste número, pesquisadores, artistas e professores, como Raimundo Matos de Leão, Cilene Canda e Toni Edson falam de pesquisa, de vivência e prática de realização e ensino das artes. Na seção Ensaio, Raimundo Matos de Leão retoma um ensaio publicado na Revista CEAP para atualizar a discussão em Sobre arte e suas linguagens no espaço educativo. Em Pedagogia do jogo e da aprendizagem do teatro do oprimido, Cilene Canda mergulha na abordagem estética da pedagogia do jogo no teatro do oprimido, resultado de sua pesquisa de doutorado. Toni Edson, em seu texto A dramaturgia de uma sessão de contos – a construção de Afrocontos, Afrocantos passeia pela contação de histórias, para analisar um processo de criação dramatúrgica. Na Papo de Professor, Alexandra Dumas entrevista a Profa. Célida Salume Mendonça, uma aula de metodologias e reflexões sobre o ensino do teatro.

A revista Trapiche inaugura também um espaço para publicação de pesquisas de iniciação científica, colaboração em grupos de pesquisa ou resultados de trabalhos de conclusão de curso de autoria de estudantes de graduação. A Conexão Estudante deste número traz quatro textos dos estudantes da licenciatura em Teatro, Jaqueline Paixão e Tihago Santana, e da licenciatura em Dança, Ednaldo Santana e Priscila Rodrigues. Por fim, a seção Acervo Trapiche apresenta resultados de uma pesquisa sobre o perfil sócio-artístico de grupos de teatro de Laranjeiras e adjacências, pelos estudantes de teatro da UFS, Jonathan Rodrigues, Audevan Caiçara, Franciane Cruz e Viviane Santana.

A revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes surge com a vocação do seu lugar de origem, de um armazém, não de mercadorias, mas de saberes e olhares em trânsito. Desejamos que esta publicação possibilite trocas sempre valiosas.

Bem vindos à Trapiche!

São Cristóvão, dezembro de 2014
George Mascarenhas (editor-chefe)
Alexandra Dumas (editora adjunta)
Isabela Oliveira (editora adjunta)

Publicado: 2014-12-24

Edição completa