Relações étnico-raciais e educação: o estado do conhecimento a partir de quatro periódicos das regiões Norte-Nordeste

Autores

  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista-Bahia, Brasil.
  • Edmacy Quirina de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Itapetinga-Bahia, Brasil.
  • Letícia Freitas Azevedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14016

Palavras-chave:

Racismo. Educação. Produção Acadêmica. Estado da Arte.

Resumo

Este artigo objetiva mapear e analisar as produções acadêmicas nos periódicos Revista Educação & Formação, Revista Exitus, Revista Práxis Educacional e Revista Tempos e Espaços em Educação das regiões Norte e Nordeste, destacando o dialogo étnico-racial em interface com a educação, dentro do recorte temporal de 2010-2020. O caráter metodológico se encontra embasado no Estado da Arte. Foram levantados setenta e quatro (74) artigos das quatro (04) revistas no período de janeiro de 2010 a junho de 2020. Os resultados deste levantamento apontam ínfimas produções que tratam das relações étnico-raciais nos primeiros anos do recorte temporal delimitado, havendo exitosa ascendência a partir do ano de 2019, obtendo, assim, um total de 33 publicações.  As revistas Práxis Educacional e Exitus, possuem maior quantitativo de artigos, sendo 31 e 29 artigos, respectivamente.

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista-Bahia, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0217-3805

Edmacy Quirina de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Itapetinga-Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora Adjunta  da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB); Vice líder do Grupo de Pesquisa Infância, Educação e Contemporaneidade (GPIEC/CNPq); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – GEPEMDECC/CNPq.

ORCID https://orcid.org/0000-0002-6712-1021

Letícia Freitas Azevedo , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, Bahia, Brasil.

Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da UESB, campus de Itapetinga. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – GEPEMDECC/CNPq.  

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0325-7680

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

Santos, A. R. dos ., Souza, E. Q. de ., & Azevedo , L. F. . (2020). Relações étnico-raciais e educação: o estado do conhecimento a partir de quatro periódicos das regiões Norte-Nordeste. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–27. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14016

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